20 de maio de 2014

Brasileira conquista título internacional


A paranaense Jorreni Marcon recebeu o título Miss Progress Salute 2014 por seu projeto sócio-humanitário na área da saúde, considerado o melhor dentre os apresentados no concurso Miss Progress International, realizado na Itália




Jorreni Marcon, Miss Progress Salute 2014

No sábado, 17 de maio, o Messapia Hotel & Resort, na cidade de Santa Maria di Leuca, região da Puglia, na Itália, foi palco do desfile final do concurso Miss Progress International2014 (www.missprogressinternational.com).
O concurso, promovido pela Associazione Culturale In Progress”, tem como objetivo principal apresentar as candidatas como Embaixadoras do Progresso, engajadas em tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Por isso, são coroadas vencedoras aquelas que apresentam o melhor projeto sócio-humanitário em determinada área. Este ano, dezenove candidatas de todo o mundo criaram seus projetos de acordo com três temas: saúde, meio ambiente e direitos humanos.
Ao Brasil, coube o tema saúde por sorteio e, Jorreni Marcon, que é graduada em Psicologia, apresentou seu projeto sobre o atendimento de crianças e jovens em situação de risco com aulas de artes, música e teatro e acompanhamento psicopedagógico, restando vitoriosa no campo saúde. O projeto da brasileira, contudo, já saiu do papel antes mesmo de sua coroação, em sua terra natal, onde ela presta serviço voluntário em instituição que atende menores de idade.


Esterina Rumè, Miss Progress Integrzione Culturale
Esterina Rumè, da Itália, foi eleita Miss Progress Integrazione Culturale 2014 e Marie Darline Exume, do Haiti, Miss Progress Direitti Humani 2014.

Marie Darilne Exume, do Haiti, Miss Progress Direitti Humani 2014
As quatro principais vencedoras
Kristina Vélez, de Porto Rico, recebeu o título de “Best National Costume” – melhor traje típico.
Kristina Vélez, de Porto Rico

Kristina Vélez, de Porto Rico, Best National Costume
 O público também pôde apontar sua favorita pelo site Votepoller.com e a Dorotha Bartlewska, da Suécia, recebeu o título de Miss Progress Internet 2014, por sua expressiva votação on line.
Dorotha Bartlewska, da Suécia, Miss Progress Internet 2014
 O título principal, de Miss Progress International 2014 ficou para Arantza Barba, residente em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que teve seu projeto vencedor na área de meio ambiente e assim, também recebeu a coroa de Miss Progress Ambiente 2014. Arantza é filha de brasileira e fala fluentemente  português – a mãe dela é natural de Ponta Grossa e vive há 30 anos na Bolívia.

Giusy Nobile, Arantza Barba e Giuseppe Borrillo
 
Arantza Barba, da Bolívia, Miss Progress Ambiente e Miss Progress International 2014
As Embaixadoras do Progresso estiveram durante toda a semana visitando diversas cidades da região e na noite final, além da apresentação dos trajes típicos e de seus projetos, também dançaram a ‘pizzica’, dança típica italiana. A transmissão do evento aconteceu em tempo real pelo web canal JoTv.
Apresentação da Pizzica, dança típica da Puglia

O traje típico e o vestido de gala da brasileira, ricamente bordados, são criações do estilista Edson Eddel, de Curitiba.
A Organização Beleza Nacional, com sede em Curitiba, é a empresa licenciada no Brasil pela “Associazone Culturale In Progress”. A edição 2015 do Miss Progress Brazil acontece entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. A agenda final do evento deve ser divulgada em breve, bem como, o site oficial da empresa que é também franqueada dos concursos Miss Terra PR, SC, RS e SP. Acompanhe em https://www.facebook.com/missprogressbrazil e https://www.facebook.com/missterraparana.








Fotos de Sérgio Malfatti e Walter Nobile.

Um comentário:

Josiane Menarim disse...

Parabéns à bela Jorreni! Amei o traje típico que ela usou! E parabéns pela cobertura Fabi!