27 de setembro de 2009

Vicente Machado recebe obras de reforma

Projeto de revitalização envolve empresas da cidade e beneficiará 500 jovens Fotos de Barbara Tostes/Divulgação

O prédio do antigo Vicente Machado está sendo reformado numa parceria entre a Prefeitura Municipal e empresários castrenses. São 22 empresas envolvidas no projeto e as obras em duas salas de oficinas já foram concluídas, beneficiando cerca de 80 crianças e adolescentes. Nesta terça-feira (22), foram iniciados os trabalhos de reforma e pintura em mais duas salas. Até o final das obras, mais 420 jovens receberão suas salas revitalizadas. Cerca de R$ 70 mil serão investidos.
De acordo com a diretora de Cultura, Gisele Coradassi, além de nova pintura e colocação de cortinas em todas as salas que abrigam as oficinas culturais, banheiros, cozinha e o setor administrativo da Secretaria de Esporte e Cultura, a reforma ainda inclui pintura externa do prédio e revitalização dos pátios interno e externo, paisagismo e iluminação. “Nesta primeira etapa, firmamos um compromisso de um ano com os empresários, podendo renovar no ano que vem”, conta a diretora. Cada sala reformada receberá uma placa com identificação da empresa que patrocinou a obra.
A revitalização do prédio deve finalizar no próximo mês. “A única exigência que fizemos é de que o serviço fosse concluído até o final do mês de outubro, para que possamos preparar o prédio para o Natal. Mais importante que a revitalização do prédio histórico é a consciência dos empresários, que abraçaram a ideia no momento em que foram procurados”, explica Gisele.
Obras
A secretaria de Esporte e Cultura deixou a critério de cada empresa a aquisição do material e a contratação da mão-de-obra. Cada patrocinador está agendando a reforma da sua sala de acordo com a sua disponibilidade.
Duas salas de exposições permanentes estão no projeto. “Planejamos a 'Sala Vicente Machado', que vai retratar a história do Grupo Escolar e de seu patrono; e, a 'Sala da Memória Castrense', que retratará diversas fases da história de Castro através de fotos”, finaliza.

Empresas
As 22 empresas que estão investindo nas melhorias do prédio são Família Beck, Auto Posto Sul Paraná, Acecastro, A Rainha, Sindicato Rural, Sandro Automóveis, Farmais, Wolli, Sindicastro, Priotto, Castrotur, Kugler Artes Gráficas, Infok, Flama, J. Tureck, Paranatrator, Flora Maeda, Marmoraria Onix, Serralheria Petreski, Madeireira Quirrembach, Contorno Certo, Souza Lixamentos.

Parte das atividades preparatórias do Concurso Miss Castro foram realizados no prédio do antigo Vicente Machado, com total apoio da Secretaria de Esporte e Cultura. Gisele Coradassi também assumiu voluntariamente a Coordenação de Coreografia do evento e será responsável pela apresentação de abertura na noite da eleição da mais bela castrense, em 17 de outubro. Neste domingo, 27, as 29 candidatas participam do encerramento dos ensaios de dança, no Teatro Bento Mossurunga.

Nenhum comentário: